Exercícios para a Visão – Método self-healing (auto-cura)

zoom no olho

O terapeuta americano Meir Shneider, de 54 anos, foi quem criou um método próprio e eficaz de exercícios para reduzir deficiências visuais conhecido como self-healing. O tratamento reúne exercícios de respiração da ioga, massagens, movimentos ativos e passivos da musculatura dos olhos e visualizações.

Meir criou o método self-healing a partir das experiências com exercícios visuais do oftalmologista americano William Bates, do século XIX, numa tentativa obstinada de vencer a cegueira. Ele nasceu com catarata congênita, mal que hoje afeta também seus dois filhos, fez cinco cirurgias malsucedidas e foi dado oficialmente como cego aos 7 anos.

Leia o Ebook (livro digital) de Meir Schneider – Uma lição de Vida. Clique aqui e veja o conteúdo.

Ebook Uma Lição de Vida

Na adolescência, conheceu um rapaz que obteve uma melhora surpreendente na visão com os exercícios de Bates e dedicou-se a eles intensamente. Conseguiu ver efetivamente aos 17 anos e hoje tem até carteira de motorista sem restrições em Los Angeles, na Califórnia, onde leciona e forma terapeutas visuais há 29 anos. Nesse período, Meir constatou a melhora visual de cerca de dois mil pacientes. Os filhos de Meir, que cresceram com os exercícios alcançaram considerável melhora visual e estão livres da cegueira que afligiu o pai na infância.

viva bem

A influência do estresse nas deficiências visuais:

Schneider citou as pesquisas do oftalmologista William Bates para reafirmar que as pessoas vêem basicamente com a mente e apenas uma pequena parte com os olhos.

- Bates comprovou que, exceto casos de origem genética ou causados por lesões, todos os problemas visuais são causados por estresse mental – disse Meir ao GLOBO, por telefone, de Los Angeles, antes de embarcar para o Brasil. As pesquisas constatam que é possível produzir, por exemplo, graus de miopia em qualquer um que se estresse para ver algo à distância ou que evite ver, com medo de constatar uma deficiência.

- Bates diz que as crianças se tornam miopes nas escolas quando se estressam, por exemplo, para ler o que está escrito no quadro-negro. Ficam ansiosas com sua performance, o que dificulta ainda mais a visão. A postura corporal também as empurra à miopia. Os ombros se contraem e se inclinam para frente provocando um colapso respiratório e constrações da musculatura do pescoço e dificultando a circulação do sangue no cérebro e nos olhos.

Em 2001, quando veio ao Brasil para realizar workshops e atender pacientes com deficiências visuais que têm melhorado com sua terapia, Meir fez sessões de exercícios com brasileiros, entre eles o menino João Hossell que, com 7 anos,  eliminou com a terapia a miopia de dois graus do olho direito e reduziu de 12 para 10,5 a do olho esquerdo. O oftalmologista Orlando Abdo, da Clínica de Olhos São Vicente, confirmou o fim da miopia do olho direito de seu paciente.

- Esses dois graus provavelmente foram provocados por espasmos da musculatura ciliar. Houve redução nos dois olhos, mas a miopia do olho esquerdo não reduzirá mais.

exercícios olhos<

Exercícios para reduzir deficiências:

RELAXAMENTO: O relaxamento da mente e da musculatura ocular é fundamental para melhorar qualquer deficiência visual. Os olhos são órgãos, que trabalham cerca de 17 horas por dia e, mesmo durante o sono, se movem e o nervo ótico é estimulado. Um exercício que relaxa a musculatura dos olhos é a escuridão. Durante o dia, eles relaxam com alguns minutos de escuridão proporcionados pelas palmas das mãos, rapidamente aquecidas uma na outra, sobre os olhos. O exercício chama-se palming e é eficaz para a maioria das deficiências, especialmente para a conhecida vista cansada, que afeta pessoas de meia-idade.

LUZ: Os exercícios de luz como olhar o sol de olhos fechados por alguns minutos, atuam na abertura e no fechamento da pupila e, consequentemente, trabalham a musculatura interna dos olhos e estimulam as células da retina.

FLEXIBILIDADE: Exercícios como piscar os olhos rapidamente e brincadeiras lúdicas como ver de longe e ver de perto aumentam a flexibilidade da musculatura ótica.

VISÃO PERIFÉRICA: Exercícios que estimulam a visão periférica, com o paciente olhando fixamente para frente e o terapeuta estimulando sua visão lateral com lanternas, por exemplo, melhoram a visão noturna enquanto descansam a visão central.

ANDAR DE COSTAS: O método usa procedimentos para quebrar padrões psíquicos e corporais. Andar ou correr de costas, por exemplo, cria um padrão com o qual o cérebro não está acostumado, anulando alguns efeitos da marcha. Os olhos e o corpo relaxam com esse novo padrão.

VISUALIZAÇÃO: Como estresse visual é também mental, visualizações de cenas relaxantes melhoram a visão.

Leia o Ebook (livro digital) de Meir Schneider – Uma lição de Vida. Clique aqui e veja o conteúdo.

Ebook Uma Lição de Vida 

Fonte: www.deficientesvisuais.org.br
About these ads

38 respostas a Exercícios para a Visão – Método self-healing (auto-cura)

  1. Ainda não recebi resposta sobre minha consulta, se ja tenham me respondido alguma coisa, se possível repitam-me a resposta via e-mail.

  2. Andreia diz:

    Tenho miopia e uso oculos com 3D. Gostaria de receber cd com os exercicios para a vista. Obrigada

  3. Ana Claudia Coelho da Silva diz:

    tenho miopia e astiguimatismo, 13 graus.
    uso lentes de contato há 13 anos,quero saber se com esses exercícios tenho chance de recuperar parte da visão.
    fui ao médico pra fazer cirurgia, que alem de ser cara, eu teria que colocar uma lente dentro dos olhos pra poder enxergar novamente.
    por favor quero muito comprar o cd, me digam onde posso encontrar. desde já agradeço.

  4. Alex diz:

    eu tenho miopia no olho esquerdo quase não da pra enxerga mais nada o que posso fazer além de usar óculos para melhorar o desempenho da visão.
    Agradeço se me responderem essa pergunta obrigado.

  5. Evandro diz:

    Boa noite, minha esposa tem Neoriti Ópitica e os médicos ainda não conseguiram descobrir a casa do problema, porém já faz um ano de consultas e exames e nada foi descoberto, porém minha esposa teve duas crises e acabou perdendo um pouco da visão em decorrência do nervo óptico, em um dos olhos foi pouco no outro foi um pouquinho pior. Será que os exercicio ajudaram? Quanto ao problema dela já foi encaminhada ao oftalmo e também ao neuro, mas ainda não conseguiram diagnosticar a causa, mas esclerose multipla já foi descartada, se tiver alguma dica ou conselho ficarei grato.

  6. Jussara Quevedo diz:

    Olá!!!
    Tenho 43 anos e estou muito incomodada com a minha visão de perto…já cheguei a 1,50 graus e sinto que vai aumentar todo ano. Será que com os exercícios posso voltar ao normal?
    Um Grande Abraço e obrigada!!

    Jussara Quevedo

  7. lara diz:

    ola,
    comecei a sentir falta de visao ano passado, e uso oculos desde entao, se fizer os exercicios todos os dias em quanto tempo eu consigo perceber uma malhora notavel na minha visao?
    abraços obrigada

  8. Nelio F. Oliveira diz:

    Já acabei de ler o livro Movimento para a Autocura, e já estou fazendo alguns exercícios como: piscar, Palming, sunning e panturrilha. Porem após exame medico recente foi detectado Catarata, sendo recomendado cirurgia urgente na vista esquerda, que não enxergo nada, nem vulto, coisa que aconteceu num período muito pequeno de novembro a março/2010. Porem sinto os sintomas também acontecendo na minha vista direita. Queria agradecer desde já pelo seu atendimento e o espaço disponibilizado. Querendo saber qual os exercícios corretos para esse caso, ou como adquirir CD ou livro com os exercícios adequado para meu caso.

  9. daniel diz:

    eu fiz uma cirurgia de glaucoma o olho continua embaçado o que podeser

  10. Fernando diz:

    Por Quanto tempo deve-se fazer os exercícios? tenho astigmatismo 5 do lado esquerdo e 3.25 do direito

    obrigado!

  11. Pedro Dias diz:

    Boa tarde

    Eu tenho o livro “A arte de ver, veja finalmente sem óculos” de Aldous Huxley, este livro fala sobre os métodos utilizados pelo Dr. Bates. Tenho miopia e astigmatismo e tenho andado a seguir os métodos recomendados pelo livro à quase 3 meses, o palming, a luz solar, os oitos preguiçosos, e os balanceamentos e com o resto do treinamento da visão longe, perto, etc. Mas ainda não notei melhorias significativas. Porque será? Será que ainda tenho que tentar durante mais tempo para começar a sentir melhorias? Gostava que me ajudasse. Aguardo uma resposta sua com a maior brevidade possível. Muito obrigado

  12. vinicius diz:

    em quanto tempo de exercicios ja podemos perceber uma diferença significativa na visão cuja doença é a miopia?

  13. MARIA diz:

    olá. Minha mãe teve herpes zostes na face e na vista. Ficou com nevralgia e perdeu a visão. Esses exercício ajudarão neste caso ? Tem DVD, ja que ela é idosa e livro fica difícil. Aguardo. Obrigada.

  14. Amanda rodrigues da silva diz:

    Olá.Fiquei muito feliz em saber que as terapias alternativas alcançarão também esta patologia que acomete um número consideravel no mundo todo.Meu namorado aos doze anos,perdeu a visão após descobrir um tumor benigno no nervo ótico.Perdeu boa parte da visão que não há correção com óculos.Estas tecnicas de exercícios ajudariam na recuperação da visão?
    muito obrigada! Aguardo ansiosamente resposta.

  15. wanderson diz:

    tenho miopia,mas nao lembro direito se tenho astiguimatismo e glaucoma,nao enxergo direito,mas começei fazer os exerciçios e to super animado,notei ja que em 2 dias dias de exerçio,meus olhos pararam de doer ,porque antes duia quando a luz tava acesa,ou olhando pro sol,quero saber quanto tempo levar pra ter uma visao boa,que nem uma pessoa normal,e gostaria de saber d emais exerciçios de auto cura

  16. psviva diz:

    Olá,

    Respondendo às perguntas, as principais aplicações do método são: erros de refração, ceratocone, estrabismo, degeneração macular, glaucoma e retinopatias.

  17. silvana diz:

    tenho glaucoma ja fiz 3 cirurgia e a presão dos olhos continua alta este metodo serve pra min

  18. Euricledes diz:

    Olá! tenho diabets e adiquiri umaretinopatia-diabetica e glaucoma,esses exercicios ajudam a melhorar a minha visão?
    Obrigado!!!

  19. Joseane diz:

    Olá meu marido tem 27 anos até os 15 nunca teve problema da vista quando aos 15 ao acordar notou um dos olhos estava ruim não foi atraz e quando vai olhar algo que esta longe fica vesgo a oftamologista disse que não sabe dizer o que aconteceu e com esse olho ele ve tudo embaçado será que com estes exercicios vai ajudar ?
    Aguardo resposta obrigada e parabéns pelo trabalho

  20. Sueli diz:

    Olá! meu filho perdeu a visão do olho esquerdo por causa de uma garrafada em uma boate, já fez 5 cirurgias mas nada adiantou por que o nervo otico foi amassado na pancada, perdeu também um pouco de liguido e o olho ficou azul embassado, iso já tem 7 anos, voce acha que existe alguma cura um dia para ele, atraves de algum metodo ou cirurgia, celula tronco ou outros? Ele disse que já se acostumou assim, que não faz falta, nunca deixou de trabalhar, dirigi, faz tudo como antes, ele tinha 25 anos, hoje 32. Como mãe ficou sempre com a esperança de cura, voces acham que devo ter esperança de ver meu filho curado?
    Agradeço qualquer resposta que me enviarem.
    Fiquem com deus
    Sueli

  21. vinicius santos santana diz:

    ola,tenho 13 anos,1 grau num olho e 1,5 no outro mas quando faço os exercicios parece que nao ajudam em nada.me explique melhor como fazelos via email.
    obrigado

  22. renatinho diz:

    minha filha tem milpia o gral dela é de 5º ela usa oculos frequentemente mas ela trabalha todos dias na frente de uma tela de computador a milpia dela está aumentando não sei mas o que fazer.

  23. Ana Alice diz:

    Gostaria de saber como utilizar a auto cura para recuperar/melhorar a visão. É possível fazermos estes exercícios em casa? E quais os outros benefícios que podemos obter com a auto cura?
    Meu pai tem 82 anos e está perdendo a visão gradualmente. Ele operou de catarata e tem glaucoma. Os médicos disseram que ele só enxerga em um dos olhos aproximadamente 40%, e no outro 10%. Isso está deixando ele inseguro e triste. Como podemos ajudá-lo com a auto cura? Em nossa família problemas de visão é genético.

  24. josias diniz dos santos diz:

    Boa tarde!
    Preciso do CD para fazer os exercicios,pois fiz varias CIRURGIA NA RETINA,e gostaria de melhorar a minha visao.

  25. psviva diz:

    Os comentários estão sendo respondidos via email.

    Valeu pela visita.

  26. Alan diz:

    olá tenho miupia e astigmatismo 4 graus de astigmatismo e 3 de miupia em umm dos olhos e o outro com 1,75 de astigmatismo e 0,75 de miupia acho que é isso, convercei sobre a autocura com um amigo que se formou recentemente em optometría, e ele disse que que pro meu caso só mesmo lentes corretivas ou cirurgia.
    Então fico pensando será que é possivel ser curado atravez da autocura ou realmente só a cirurgia pode me livrar desse problema.
    aguardo a Resposta ,Parabéns pelo trabalho e obrigado.

  27. Gustavo diz:

    Entao…
    Meu Problema eh…

    Quando eu era menor minha visao era maravilhosa…enxergava tudoo… agora.. cheguei na adolescencia minha vista piorou
    Tenho problemas para enxergar de longe e um pouco de perto .. longe eh muito ruim de ver … eu queria saber o que eu posso fazer de exercicios ou algo para recuperar essa vista que eu tinha antes
    Esses exercicios ajudam?

  28. marco diz:

    oi, tenho no olho direito descolamento da retina a +ou- 20 anos, será que tem exercicio que eu possa fazer e voltar a enxergar com este olho?
    um abraço, marco

  29. Eliane Souza diz:

    Tenho 45 anos. Uso óculos multifocais com 2 graus para longe e 2 para perto. Sei que tenho hipermetropia. Os 2 graus para perto significa miopia? Ou vista cansada? Posso recuperar a visão com os exercícios? NÃO AGUENTO MAIS USAR ÓCULOS!
    Abraços.

  30. Rita Patricia diz:

    ola! Tenho problema de vista desde criança, mas fiz uma cirurgia aos 18 anos teve melhora mas não foi o suficiente. esses exercicios tambem podem me ajudar.
    Eu tenho astiguimatismo, tinha miopia e hipermetropia, uma vista era pior e com ela via tudo embaçado .

  31. celia silva oliveira diz:

    meu filho tem conjutivite alérgica e faz tratamento oftálmico á 3 anos, mas obteve pouca melhora mesmo utilizando varios medicamentos, esses exercícios poderão ajudá-lo.

  32. esses exercícios ajudam a quem perdeu parte da visão devido a doença genética(best)

  33. psviva diz:

    Oi Rosi,

    Te respondi via email, caso não tenha recebido me avise.

    Obrigado pelo contato

  34. Rosi diz:

    minha filha usa 6,5 graus e tem oito anos e é estrabica tambem os exercicio acima ajudam?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: